quarta-feira, 18 de abril de 2012
Atividade 2.4
Sendo um texto totalmente interativo, encontramos elementos que não se encontram em um texto de formato comum, pois está em formato heterogêneo, adequado a transversalidade, descentralização das informações e singularidades. Apresentas multiplas informações, permite trilhar por novos caminhos, criando conexões multiplas. Os elementos da hipertextualidade fizeram uma revolução no ato de ler, pois na leitura digital os textos não se apresentam numa sequência linear.
Atividade 2.3 Conceituando Hipertexto
Hipertexto, no seu nível mais básico, é um manipulador de bases de dados, que permite ligar páginas informativas usando links que os associam. Num nível mais alargado, hipertexto é um ambiente de software em que se realiza trabalho colaborativo, comunicação, e aquisição de conhecimentos. As características deste software estimulam o cérebro para armazenar e recuperar informação, fazendo uso de links para um acesso rápido e intuitivo.
Atividade 2.2 Experiência de Navegar livremente
Uma das melhores coisas hoje em dia é ficar navegando na Internet, porque ali você entra em um universo somente seu e ninguém pode interferir. A navegação no Portal do professor é de fácil acesso e os recursos disponibilizados são interativos foi criado pensando no usuário,concentrando esforços para a facilidade do uso, criando um sistema transparente e de fácil entendimento e operação.
Atividade 2.1Navegação em Hipertexto
Navegar no portal do professor não é complicado, não há como se perder pois existem diversos recursos que facilitam e agilizam a navegação dentro de um emaranhado de páginas e endereços disponíveis criados justamente para facilitar tal navegação.A liçã oque fica é que temos que ter em mente que antigamentetinhamos poucas informações disponíveis. Agora temos que adquirir competência de encontrar e selecionar essas informações, saber lidar com elas e principalmente trabalha-las de forma variada e principalmente correta.
terça-feira, 17 de abril de 2012
Atividade 1.4 Pesquisa na escola
<div style="width:425px" id="__ss_12578164"><strong style="display:block;margin:12px 0 4px"><a href="http://www.slideshare.net/JaneLima1972/ativ1-4-jane-12578164" title="Ativ1 4 jane">Ativ1 4 jane</a></strong><object id="__sse12578164" width="425" height="355"><param name="movie" value="http://static.slidesharecdn.com/swf/ssplayer2.swf?doc=ativ14jane-120417151149-phpapp01&stripped_title=ativ1-4-jane-12578164&userName=JaneLima1972" /><param name="allowFullScreen" value="true"/><param name="allowScriptAccess" value="always"/><param name="wmode" value="transparent"/><embed name="__sse12578164" src="http://static.slidesharecdn.com/swf/ssplayer2.swf?doc=ativ14jane-120417151149-phpapp01&stripped_title=ativ1-4-jane-12578164&userName=JaneLima1972" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" wmode="transparent" width="425" height="355"></embed></object><div style="padding:5px 0 12px">View more <a href="http://www.slideshare.net/%22%3Epresentations%3C/a> from <a href="http://www.slideshare.net/JaneLima1972%22%3EJaneLima1972%3C/a%3E.%3C/div%3E%3C/div>
Atividade 1.3 O papel da Escola diante das novas tecnologias
Sabemos
que a educação precisa ser repensada e que é preciso buscar formas e
alternativas para aumentar o entusiasmo do professor e o interesse do
aluno. E a as novas tecnologias vem adquirindo cada vez mais espaço no
cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e
sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. E
nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e
funcionais frente a essa nova tecnologia. O professor será mais
importante do que nunca, pois ele precisa se apropriar dessa tecnologia
e introduzi-la na sala de aula, no seu dia-a-dia, da mesma forma que um
professor, que um dia, introduziu o primeiro livro numa escola e teve
de começar a lidar de modo diferente com o conhecimento.Sem deixar as
outras tecnologias de comunicação de lado continuaremos a ensinar e a
aprender pela palavra, pelo gesto, pela emoção, pela afetividade, pelos
textos lidos e escritos, pela televisão, mas agora também pelo
computador e outros meios tecnológicos. Mas nós enquanto profissionais
da educação ainda precisamos nos capacitarmos na área ainda temos
resistência ao uso da informática e dificuldade como: prática
cotidiana, a forma de organização do espaço escolar, pequena quantidade
de máquina e grande número de alunos.
Atividade 1.2 Quem sou como professor e aprendiz
Ser
professor hoje é uma tarefa bem difícil, mas prazerosa, pois precisa de
total dedicação, e muito, aos estudos, a pesquisa, ao seu
desenvolvimento profissional e aos seus alunos.
Como mediador da aprendizagem, participa ativamente do processo de
aprender, incentivando a busca de novos saberes, sendo detentor de
senso crítico, conhecendo profundamente o campo do saber que pretende
ensinar, além de ser capaz de produzir novos conhecimentos, através da
realidade que o cerca. De acordo com Nóvoa a escola é um fator de
cidadania nacional e que a sociedade dificulta atingir esse objetivo
devido a complexidade do trabalho do professor. Mas vejo que essa
complexidade se dá em função de meras regras burocráticas, pois na
realidade o objetivo a ser atingido pelo professor será sempre o mesmo
não importa a época em que nos encontramos. Fazer com que seu aluno
cresça intelectualmente e seja um ser humano pleno em sua atividades.
Atividade 1.1 Reflexões iniciais
Curso: Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC (100h)
Unidade 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.
Atividade: 1.1 – Reflexões Iniciais - em Dupla
Tutora: Deusiram de Sousa Barros Silva
Turma: A
Cursista: Jane Farias Lima Nunes e Maria José Pereira de Sousa
Unidade Escolar: Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão
Função que atua: Assistente Administrativo
Data: 06.03.2012
REFLEXÕES INICIAIS
Deparamos com pessoas com dificuldades para aprender aquilo que a sociedade exige delas, se isso ocorre na educação, costuma ser interpretado como fracasso escolar. O fracasso escolar é um grande problema para o sistema educacional e, com isso, procura-se um culpado para essa situação. Então, percebemos que ora se culpa a criança, a família, a sociedade, o sistema financeiro e o político. Será que existe realmente um culpado diante de um sistema de ensino considerado moderno dentro de uma estrutura ultrapassada.
É muito interessante a perspectiva de Pozo acerca do paradoxo da sociedade da aprendizagem, em que cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender. Vemos que não será tolice dizer que qualquer criança já tenha processado mais informações que seus antepassados durante toda vida. A escola deixou de ser a principal fonte de conhecimento.
Por outro lado nem toda a informação que está disponível é de “qualidade”.
Concordo com Pozo na necessidade de formar os alunos para uma assimilação crítica da informação, ensinando competências para a gestão do conhecimento.
È necessário mudar a forma de aprender dos alunos mas também a forma de ensinar dos professores, o que pressupõe uma mudança de mentalidade que é talvez a única coisa mais difícil de mudar do que os hábitos. Como conseqüência dessa multiplicação informativa, bem como de mudança culturais mais profundas, experimentamos uma crescente incerteza intelectual e pessoal.
Concordo com Pozo na necessidade de formar os alunos para uma assimilação crítica da informação, ensinando competências para a gestão do conhecimento.
È necessário mudar a forma de aprender dos alunos mas também a forma de ensinar dos professores, o que pressupõe uma mudança de mentalidade que é talvez a única coisa mais difícil de mudar do que os hábitos. Como conseqüência dessa multiplicação informativa, bem como de mudança culturais mais profundas, experimentamos uma crescente incerteza intelectual e pessoal.
Fazendo arte pra você
Breve teremos aqui, amigos informações a cerca de croches e suas variadas formas de criações. Principalmente contidas nas páginas fotos e receitas.
Assinar:
Postagens (Atom)