terça-feira, 17 de abril de 2012

Atividade 1.1 Reflexões iniciais


Curso: Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC (100h)
Unidade 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.
Atividade: 1.1 – Reflexões Iniciais - em Dupla
Tutora: Deusiram de Sousa Barros Silva
Turma: A
Cursista: Jane Farias Lima Nunes e Maria José Pereira de Sousa
Unidade Escolar: Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão
Função que atua: Assistente Administrativo
Data: 06.03.2012

REFLEXÕES INICIAIS



Deparamos com pessoas com dificuldades para aprender aquilo que a sociedade exige delas, se isso ocorre na educação, costuma ser interpretado como fracasso escolar. O fracasso escolar é um grande problema para o sistema educacional e, com isso, procura-se um culpado para essa situação. Então, percebemos que ora se culpa a criança, a família, a sociedade, o sistema financeiro e o político. Será que existe realmente um culpado diante de um sistema de ensino considerado moderno dentro de uma estrutura ultrapassada.
É muito interessante a perspectiva de Pozo acerca do paradoxo da sociedade da aprendizagem, em que cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender. Vemos que não será tolice dizer que qualquer criança já tenha processado mais informações que seus antepassados durante toda vida. A escola deixou de ser a principal fonte de conhecimento.
Por outro lado nem toda a informação que está disponível é de “qualidade”.
Concordo com Pozo na necessidade de formar os alunos para uma assimilação crítica da informação, ensinando competências para a gestão do conhecimento.
È necessário mudar a forma de aprender dos alunos mas também a forma de ensinar dos professores, o que pressupõe uma mudança de mentalidade que é talvez a única coisa mais difícil de mudar do que os hábitos. Como conseqüência dessa multiplicação informativa, bem como de mudança culturais mais profundas, experimentamos uma crescente incerteza intelectual e pessoal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário