quinta-feira, 10 de maio de 2012

Atividade 3.2 Contextualizando a mudança

Integrando tecnologia para facilitar a percepção da realidade dos alunos. Partimos de uma concepção de educação aberta, voltada para o desenvolvimento integral do ser humano. Assumimos uma visão interdisciplinar, holística, integradora, adaptável, polivalente e flexível em coerência com os quatro pilares norteadores do novo sistema educacional, conforme citado no Relatório da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI, coordenado por Jacques Delors (1998), a saber: aprender a ser, aprender a fazer, aprender a viver juntos, a prender a conhecer.A introdução de novas tecnologias na educação não implica necessariamente novas práticas pedagógicas, pois podemos com ela apenas vestir o velho com roupa nova, como seria o caso dos livros eletrônicos, tutoriais multimídia e cursos a distância disponíveis na Internet, que não incorporam nada de novo no que se refere à concepção do processo de ensino aprendizagem. Educar é colaborar para que professores e alunos - nas escolas e organizações - transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional - do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais e tornar-se cidadãos realizados e produtivos.Na sociedade da informação todos estamos reaprendendo a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar e a aprender; a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual, o grupal e o social.Esse embate só se torna realidade a partir da prática.

Atividade 3.1-2 Explorando o Software HAGAQUÊ

Foi desenvolvido para facilitar o entendimento através de histórias em quadrinhos. Todos conhecem o caráter lúdico dessa ferramenta de trabalho(HQs) e muitos a consideram uma forma de arte. Além de entreter, as HQs podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos mais diversos conteúdos, como geografia, matemática, história, português e idiomas estrangeiros. Baseado nestas características positivas das HQs, surgiu a proposta de desenvolvimento do software HagáQuê, um editor de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos. O HagáQuê foi desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma história por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação. E, como resultado do crescente uso por pessoas com necessidades especiais, o software vem passando por um processo de redesign visando melhorar sua acessibilidade. Extremamente interessante!!! Amei.

Atividade 3.1 Contextualizando a mudança: da teoria à prática

Estratégias que considero úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo. Assunto nobre, bonito de falar, emocionante até… Mas, você já reparou que a liberdade de expressão no sentido mais amplo não existe. Dizer o que se pensa, ser transparente ou autêntico pode trazer consequências negativas. Devemos ser cautelos as possíveis repercussões e consequências de nossas declarações pois isso se dará em como suas palavras serão recebidas e interpretadas. Para que tenhamos um ambiente de livre expressão devemos acima de tudo fundamentar nossas afirmações em evidências concretas e fatos. Iniciar um discurso com expressões do tipo: “eu acho”; “estão dizendo”; “fiquei sabendo” ou ainda evocar como fonte a suspeitíssima “rádio peão” ou “rádio corredor” não fará bem para nossa imagem. Por mais difícil que possa parecer, retirar opiniões radicais, críticas destrutivas, acusações infundadas, preconceitos ou fofocas do seu rol de assuntos no ambiente de trabalho. Assim, você não será chamado a se explicar, não terá que se desculpar por suas palavras. Liberdade de expressão precisa ser exercida com responsabilidade e prudência. Assim, na medida do possível, toda palavra que vier à boca deverá ter feito uma “escala” no hemisfério esquerdo do seu cérebro – o racional.

Atividade 2.8 Registro Digital de Experiência

Atividade 2.6 Plano de Aula

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE GUARAI PLANO DE AULA UNIDADE ESCOLAR: Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão PROFESSOR (AS): Jane Farias Lima Nunes Maria José Pereira de Sousa DISCIPLINA: Interdisciplinar (Pesquisa livre) ANO/SERIE/PERÍODO: 9º 2 Matutino DATA: 26/04/2012 1 – EIXO(S) NORTEADOR(ES) • Ferramenta de Pesquisa; 2 – COMPETÊNCIA(S) • Utilizar a Internet como ferramenta de pesquisa. • Experimentar o uso da Internet como ferramenta de comunicação. • Conhecer e manipular recursos tecnológicos disponíveis na rede; 3 – HABILIDADE(S) • Conhecer os meios de pesquisas tecnológicos; • Ampliar as possibilidades expressivas e reflexivas no processo de construção do conhecimento; • Ajudar a resolver alguns problemas que fazem parte da vida do homem. 4 – CONTEÚDOS • Meio ambiente: Preservação; • Tradução de texto; • Present simple. • Hipertexto e tecnologias na educação. 5 – METODOLOGIA • Aula expositiva e prática sobre as técnicas e ferramentas básicas e essenciais no sistema operacional de um computador. • Aulas explicativas. • Atividades práticas. 6 – RECURSOS DIDÁTICOS • Computador; • Internet. • Câmara Digital. 8 – INTERDISCIPLINARIDADE • Língua Inglesa. • Ciências. • Língua Portuguesa. 9 – AVALIAÇÃO • Avaliação Oral; • É muito importante que o professor acompanhe e avalie individualmente cada aluno ao longo do processo, observando, registrando e intervindo com ações que ofereçam à classe recursos para a conscientização dos processos criativos. 10 – REFERÊNCIAS • A4esl.org/k/f/v/vy41msm.htm • http://www.ufpe.br/nehte/simposio2008/anais/Ynah-Souza-Nascimento-e-Carla-Alexandre-Sousa.pdf • MORAES, M. (1997). Informática Educativa no Brasil: Uma história vivida, algumas lições aprendidas. Revista Brasileira de Informática na Educação (SBC‐IE, UFSC), n. 01, pp.19‐44. • LEONEL, Karina e Elisangelo: Radix (Raiz do conhecimento) Ed. Scipione S.A. • SANTOS, Denise, Amadeu Marques (English for Teens) 1ª Edição, Ed. Ática S.A.

Atividade 2.10 Visitando a Wikipédia

Wikipédia é uma enciclopédia online multilíngüe livre contendo informações em vários idiomas e significados escritos por pessoas do mundo inteiro voluntariamente e, sendo possível publicar artigos podendo qualquer pessoa inscrita no site editar arquivos da maneira que acredita estar correto, sem correr o risco de errar, sendo assim, tudo que for feito poderá ser corrigido ou desfeito. Por ser uma coleção de muitas páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa. O wickcionário é um documento de conteúdo livre que tem como objetivo descrever todas as palavras de todos os idiomas e te as mesmas funções o objetivos da Wikipédia. Sempre utilizo esta ferramenta e incentivo as minhas meninas à fazê-lo mesmo sabendo que nada que se encontra na rede é 100% confiável. Mas no momento além de viável e o melhor que temos no momento.